Como manter o cérebro jovem?

Compartilhar publicação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Academia, dietas, procedimentos estéticos, cirurgias plásticas, muita gente faz qualquer sacrifício para manter uma aparência jovial. Mas com o passar do tempo, não é só o corpo que começa a mostrar sinais de envelhecimento, o cérebro também perde o vigor da juventude. A boa notícia é que é possível exercitar esse órgão e mantê-lo jovem por mais tempo.

Confira algumas dicas de atividades, jogos e exercícios que ajudam a melhorar o raciocínio, a memória, e até mesmo a coordenação motora, principalmente de quem está na terceira idade, ou se aproximando dela.

Aprenda novas habilidades

Nunca é tarde para aprender. As capacidades cognitivas se expandem quando desenvolvemos uma nova habilidade. Tocar um instrumento musical, aprender a cozinhar, a dançar, a falar uma nova língua, são desejos que muitas pessoas têm, e que são ótimas formas de manter o cérebro jovem.

A terceira idade pode ser o momento ideal para aprender a fazer algo novo. Algo que você sempre quis fazer, mas que a falta de tempo, e a vida corrida não permitia.

Leia livros

Adquirir novos conhecimentos através da leitura também faz com que o cérebro se mantenha jovem e ativo. E quando o tema da leitura é prazeroso, os resultados são ainda melhores.

Faça uma lista de temas e gêneros literários que você gosta. Procure por leituras que despertam os sentidos, como histórias que se passam em locais peculiares, vividas por personagens diferentes e interessantes.

Viaje

Colocar o pé na estrada também traz enormes benefícios para a saúde do cérebro. Novas paisagens, novas culturas e novos aromas despertam nossos sentidos e ampliam o repertório mental.

Não deixe limitações financeiras te prenderem ao seu sofá. Faça viagens curtas, planeje e reserve hotéis e passagens com antecedência. Sempre dá para passear sem gastar muito.

Divirta-se com jogos

Jogar e brincar não é um privilégio somente das crianças. O nosso cérebro sempre se beneficia quando o desafiamos e nos divertimos com isso. Faça palavras-cruzadas, brinque com jogos de tabuleiro, no celular e online. Jogar estimula a memória, a atenção e o raciocínio.

Desafie seu cérebro

Por falar em jogos e desafios. Que tal desafiar seu cérebro com tarefas que fogem da sua rotina? Tente lembrar de personagens e histórias vividas na infância. Memorize números de telefone e nomes de ruas e avenidas. Cozinhe sem o caderno de receitas.

Tire o seu cérebro da zona de conforto. A rotina e o comodismo são inimigos do cérebro.

Exercite-se

E a dica final é associar todas essas estratégias à prática de exercícios físicos. Quando o corpo se movimenta, o cérebro também se mantém ativo. Exercícios feitos regularmente e com acompanhamento profissional são um verdadeiro elixir da juventude para o cérebro.

E já que estamos falando de memória, não se esqueça de seguir o nosso Instagram para receber várias dicas sobre saúde e bem-estar na terceira idade. É só clicar no @viveressencialsenior.

Increva-se para receber novidades

Mais artigos

Uncategorized

Como manter o cérebro jovem?

Academia, dietas, procedimentos estéticos, cirurgias plásticas, muita gente faz qualquer sacrifício para manter uma aparência jovial. Mas com o passar do tempo, não é só

passeios que vigoram
Uncategorized

Passeios que revigoram!

Quantas vezes já deixou de sair de casa porque não tem como ir e não quer incomodar os seus familiares? Em especial, o passeios ao