Academia, dietas, procedimentos estéticos, cirurgias plásticas, muita gente faz qualquer sacrifício para manter uma aparência jovial. Mas com o passar do tempo, não é só o corpo que começa a mostrar sinais de envelhecimento, o cérebro também perde o vigor da juventude. A boa notícia é que é possível exercitar esse órgão e mantê-lo jovem por mais tempo.
Confira algumas dicas de atividades, jogos e exercícios que ajudam a melhorar o raciocínio, a memória, e até mesmo a coordenação motora, principalmente de quem está na terceira idade, ou se aproximando dela.
Aprenda novas habilidades
Nunca é tarde para aprender. As capacidades cognitivas se expandem quando desenvolvemos uma nova habilidade. Tocar um instrumento musical, aprender a cozinhar, a dançar, a falar uma nova língua, são desejos que muitas pessoas têm, e que são ótimas formas de manter o cérebro jovem.
A terceira idade pode ser o momento ideal para aprender a fazer algo novo. Algo que você sempre quis fazer, mas que a falta de tempo, e a vida corrida não permitia.
Leia livros
Adquirir novos conhecimentos através da leitura também faz com que o cérebro se mantenha jovem e ativo. E quando o tema da leitura é prazeroso, os resultados são ainda melhores.
Faça uma lista de temas e gêneros literários que você gosta. Procure por leituras que despertam os sentidos, como histórias que se passam em locais peculiares, vividas por personagens diferentes e interessantes.
Viaje
Colocar o pé na estrada também traz enormes benefícios para a saúde do cérebro. Novas paisagens, novas culturas e novos aromas despertam nossos sentidos e ampliam o repertório mental.
Não deixe limitações financeiras te prenderem ao seu sofá. Faça viagens curtas, planeje e reserve hotéis e passagens com antecedência. Sempre dá para passear sem gastar muito.
Divirta-se com jogos
Jogar e brincar não é um privilégio somente das crianças. O nosso cérebro sempre se beneficia quando o desafiamos e nos divertimos com isso. Faça palavras-cruzadas, brinque com jogos de tabuleiro, no celular e online. Jogar estimula a memória, a atenção e o raciocínio.
Desafie seu cérebro
Por falar em jogos e desafios. Que tal desafiar seu cérebro com tarefas que fogem da sua rotina? Tente lembrar de personagens e histórias vividas na infância. Memorize números de telefone e nomes de ruas e avenidas. Cozinhe sem o caderno de receitas.
Tire o seu cérebro da zona de conforto. A rotina e o comodismo são inimigos do cérebro.
Exercite-se
E a dica final é associar todas essas estratégias à prática de exercícios físicos. Quando o corpo se movimenta, o cérebro também se mantém ativo. Exercícios feitos regularmente e com acompanhamento profissional são um verdadeiro elixir da juventude para o cérebro.
E já que estamos falando de memória, não se esqueça de seguir o nosso Instagram para receber várias dicas sobre saúde e bem-estar na terceira idade. É só clicar no @viveressencialsenior.